quarta-feira

O Tuning Automotivo é uma febre que ainda não esquentou ao seu nível máximo no Brasil. Car Tuning é a modificação de carros novos ou usados para personalizá-los e deixá-los com aspecto mais moderno e criativo. Os Desenhos de Carros tunados são uma expressão de arte de pessoas que tem revelado muito talento. A expressão em inglês “car tuning” significa afinação de carros ou otimização de carros. No tuning os carros são totalmente ou quase totalmente modificados para ganhar personalidade exclusiva e que revele o quanto o gosto pela aventura e pelo inusitado faz parte de cada apaixonado por carros. Mas o termo car tuning não é a única expressão a migrar do inglês para o português. Como definição de esportes, radicais ou não adotou-se o motocross, bicicross, skate, windsurf, kitesurf, patinação com rollers, basquete, e muitas outras mais. Grande parte dos esportes e modalidades de divertimento que conhecemos migrou de outros países. O car tuning não é exceção.

Foto Car Tuning

Foto Car Tuning #1

O car tuning começou a surgir nos EUA ainda no início do século 20 ainda na época em que os modelos T rodavam nas ruas, foi quando as pessoas passaram a modificar seus Carros para obter mais desenvoltura do motor. Os carros da época ofereciam pouca desenvoltura e os americanos queriam mais agilidade. Após a segunda guerra mundial a tunagem de carros passou a ser mais empreendida, já que os ex combatentes que voltavam ao país não tinham condições financeiras para adquirir carros novos. E o mercado americano, pressionado pela guerra estava lotado de automóveis fabricados na década anterior a preços admissíveis para estes soldados.

Foto Car Tuning

Foto Car Tuning #2

Mas havia defasagem nos modelos e na mecânica dos carros já que a indústria americana passara muito tempo se dedicando à área bélica. Assim jovens soldados começaram na Califórnia a esquentar o mercado de carros novamente. Surgem assim os hot-rods, o pai do car tuning. Modelos e Marcas de Carros mais antigos que eram modificados ganhando motores mais potentes, rebaixamento, pneus mais largos e um ar mais moderno.Logo o gosto pela intervenção tomou conta também da Europa e campeonatos de car tuning foram criados. Estes carros são até hoje muito admirados no mercado automobilístico dos Estados Unidos. Há inclusive programas de televisão voltados para o show dos hot-rods. Deste ponto para o avanço das modificações rumo aos carros lançados mais recentemente levou muitas décadas.

Foto Car Tuning

Foto Car Tuning #3

Os interessados, de início, tinham de procurar peças para os Super Carros nas oficinas voltadas para as corridas. Mas em algum tempo o mercado se adaptou e grandes oficinas e revendas de peças foram surgindo junto ao trabalho de designers e técnicos. Hoje, não apenas carros usados são objeto de car tuning, alguns Carros 0Km já saem da concessionária com destino certo. O mercado de car tuning movimenta milhares de dólares no mundo todo a proporciona emprego a muitas pessoas.